Para sempre se manter com o aprendizado em dia e de forma ágil, mas sem perder a qualidade, trazemos hoje a Técnica de estudo Feynman.
No mundo de hoje se manter atualizado e aprender coisas novas são fundamentais para se manter atualizado, seja no ambiente profissional ou na vida pessoal. Na correria do dia a dia muitas pessoas têm preguiça e até mesmo receio de aprender algo novo por falta de tempo.
Richard Feynman (1918-1988) foi um renomado físico estadunidense que contribuiu para diversos avanços na ciência. Ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1965 pelo seu trabalho relativo à eletrodinâmica quântica, Feynman desenvolveu uma técnica de aprendizado que carrega seu nome.
Com apenas quatro passos o método garante uma maior agilidade para acelerar o processo de aprendizado. Vejamos:
Etapa 1. Selecionar o assunto ou conceito a ser estudado
O primeiro passo consiste em escrever o tema escolhido e anotar tudo que se sabe acerca do assunto. A melhor maneira de levar adiante o primeiro passo é escrever o que se sabe de maneira simples e básica, sem utilizar jargões e expressões desnecessárias.
A ideia aqui é escrever as ideias de forma clara e criar conexões básicas.
Etapa 2. Ensine para uma criança
A segunda etapa é ensinar, ou simular, que está ensinando para uma criança. A ideia principal é explicar o assunto que está sendo estudado de forma simples e objetiva de forma que até uma criança ou um leigo compreenderia o está sendo passado a ele.
Ao externalizar e explicar o que se entendeu de determinado conceito torna-se mais fácil a compreensão do que ainda não se tem clareza.
Etapa 3. Pesquisa sobre o tema
Ao seguir o passo anterior provavelmente você conseguiu identificar alguns conceitos que não tinha o conhecimento adequado. É nessa etapa que deve-se voltar as lacunas e pesquisar o que ainda falta aprender.
Quando obter o conhecimento que julgue necessário, volte ao texto (etapa 1) e posteriormente siga a etapa 2.
Etapa 4. Revisão e simplificação
Após percorrer as etapas anteriores, revise tudo o que escreveu. Garanta que não há nenhum conceito em aberto ou algo que não entendeu.
Ler em voz alta o que está escrito é uma excelente maneira para se certificar se está tudo escrito de maneira correta e clara.
Criar algumas analogias pode simplificar ainda mais o entendimento de um determinado tema ou conceito.
Caso a explicação lhe parecer confusa ou até mesmo muito complexa, preste atenção e tente reescrever ou até mesmo volte algumas etapas.