9 Passos para sua aprovação na certificação PMP®

Muito bem, você tomou a decisão de obter sua credencial do Project Management Professional (PMP) ®! Esse é um grande passo em sua carreira e, acredite, pode ser uma jornada difícil e demorada. No entanto, essa certificação do Project Management Institute (PMI®) definitivamente vale a pena, já que os empregadores sabem que a contratação de um PMP® é um passo em direção a projetos bem-sucedidos. E em contrapartida, esses profissionais têm melhores remunerações.

Então prontos? Vamos lá?

Passo 1: Faça o download do PMP® Certification Handbook

O PMI® publicou um manual, Project Management Professional (PMP)® Handbook, que explica tudo o que você precisa saber sobre o processo de fazer o exame PMP® e se tornar um gerente de projeto certificado pelo PMI®.

Faça o download da sua cópia aqui.

A leitura do manual leva cerca de 40 minutos e esses devem ser os primeiros minutos em sua jornada para se tornar um PMP® certificado. O Handbook responderá à maioria das suas perguntas sobre os procedimentos para aplicar e fazer o exame.

Verifique se você é elegível para se tornar um gerente de projeto certificado pelo PMI®

O Handbook inclui os critérios de elegibilidade para o exame. Você deve verificar se é elegível antes de prosseguir com sua preparação.

  • Você tem um diploma do ensino médio? Se sim, você deve ter, no mínimo, cinco anos (60 meses) de experiência em gerenciamento de projetos profissional única e sem sobreposição, dos quais pelo menos 7.500 horas devem ter sido gastas liderando e dirigindo tarefas do projeto.

Obs: “sem sobreposição” significa que mesmo que você tenha gerenciado projetos em datas concorrentes, os meses contam como únicos. Por exemplo, se ano passado você gerenciou dois projetos, isso vai contar como 12 meses e não como 24.

  • Você possui um diploma de bacharel ou equivalente? Então, você deve ter no mínimo três anos (36 meses) de experiência profissional única e sem sobreposição em gerenciamento de projetos, dos quais pelo menos 4.500 horas devem ter sido gastas liderando e dirigindo tarefas do projeto.

Sua qualificação para PMP® também exige que você mostre que teve 35 horas de treinamento em gerenciamento de projetos.

Como obter 35 contact-hours de treinamento em gerenciamento de projetos

Este requisito não exige que você participe de um curso preparatório para prova. Você pode reportar todo e qualquer curso que fez na área de gerenciamento de projetos. Por exemplo, se você participou de um curso de gerenciamento de projetos há mais de 20 anos,  e que totalizou 16 horas, você pode reportar essas horas (contanto que você ainda tenha um registro do curso e um certificado de participação). Aulas de gerenciamento de projetos em cursos MBA, Pós-graduação etc também são válidas desde que você consiga um comprovante de que participou.

Obs: Uma hora de instrução em sala de aula é igual a 1 contact-hour.

Adicione as horas que você já pode comprovar e veja qual é o total. Se não conseguir chegar nas 35 horas necessárias, você pode se inscrever em um curso preparatório para certificação que fornecerá as horas adicionais.

Passo 2: Crie seu plano de estudo

Estudar para o exame PMP® é um esforço sério que requer muita dedicação pessoal!

Seu plano de estudos deve incluir seu objetivo geral (como lembrete!), seu horário de estudo e metas semanais. Anote quantas horas você estudará por dia, o número de capítulos ou aulas que você lerá ou revisará e quantas perguntas de simuladas você responderá.

Estabeleça metas razoáveis ​​e realistas. Muitas pessoas sentem que podem passar de duas a três horas por dia estudando, mas antes de “chutar” uma quantidade de horas, verifique se você tem outros compromissos que não podem ser adiados durante o seu período de estudos. Compromissos tais como responsabilidades familiares ou de trabalho podem não permitir que você disponha de tais horas todos os dias. Não há um número mágico de horas diárias de estudo – faça o que é certo para você e que se encaixa com a sua vida pessoal e profissional.

Passo 3: Filie-se ao PMI®

Acredite, realmente vale a pena se tornar um membro do PMI® durante o ano em que você planeja fazer o exame PMP®. Depois de conseguir a certificação, você pode pensar em não renovar a filiação, mas até lá, faz sentido financeiramente porque, como membro do PMI®, você receberá uma versão em .pdf grátis do Guia PMBOK® e um desconto substancial na taxa de inscrição para o exame PMP®. De fato, o desconto é maior que a própria taxa de associação! Portanto, mesmo que você não queira permanecer como membro do PMI® pelo resto de sua vida, tornar-se membro em seu primeiro ano economizará dinheiro.

Tornar-se membro do Capítulo local do PMI® também é uma boa ideia, porque a maioria dos capítulos oferece oficinas de preparação PMP®. Outra vantagem de ser membro do PMI® é que muitos capítulos têm grupos de estudo. Eles oferecem a oportunidade de conhecer outras pessoas em sua jornada para se tornar um PMP®. O estudo em grupo é mais divertido e aumenta sua chance de passar.

Passo 4: Inscreva-se no exame PMP®

“Eu quero me tornar um PMP®” é uma boa meta. Mas “Quero me tornar um PMP® na data XX/XX/XXXX” é uma meta muito mais plausível, porque todos trabalhamos melhor quando temos um prazo a ser alcançado.

Assim, depois de se tornar membro do PMI®, vá em frente e inscreva-se no exame. Acesse: https://certification.pmi.org/launch/application/pmp para se registrar.

Nessa página serão solicitadas informações básicas sobre você e informações específicas sobre sua qualificação para o exame PMP®, tais como, as 35 contact-hours de treinamento e a sua experiência em gerenciamento de projetos.

Depois que o PMI® verificar o seu Application (inscrição) e verificar que você é elegível para o exame, eles emitirão um número de confirmação.

Veja mais detalhes sobre o processo de “Application” neste link: https://www.pmi.org/certifications/project-management-pmp/earn-the-pmp/how-to-apply

Como agendar seu exame PMP®

Depois de obter esse número de confirmação, você poderá agendar o exame no site da Pearson VUE em www.pearsonvue.com .

Esse agendamento separado é necessário porque o PMI® não realiza o teste por conta própria – eles usam a Pearson VUE, uma empresa com centros de testes em todo o mundo. Há também a possibilidade de realizar o exame de forma online de onde você estiver.

Passo 5: Faça o download do Guia PMBOK® 6 ª Edição e do Guia de Práticas Ágil (ambos em .pdf)

O Guia PMBOK® e o Guia de Práticas Ágil são as principais referências usadas nas perguntas do exame PMP®. Em outras palavras, você realmente precisa conhecer o conteúdo de ambos os guias, porque isso será testado durante o exame. A maioria dos cursos preparatórios para o exame estimam que aproximadamente 65% das perguntas podem ser encontradas nesses guias.

Se você é um membro do PMI, você pode baixar os arquivos em: www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok.

Outras fontes das questões estão disponibilizadas no próprio site do PMI® em: https://www.pmi.org/certifications/project-management-pmp/earn-the-pmp/pmp-exam-preparation/pmp-reference-list

Passo 6: Inscreva-se em um treinamento de preparação para o exame PMP®

Se você abriu o Guia PMBOK®  já percebeu que ele não é nada didático. Aliás, ele não foi escrito com esse intuito. No fundo, o Guia PMBOK® é um compilado das melhores práticas em gerenciamento de projetos e não um livro didático mostrando como um projeto deve ser gerenciado.

Por isso, é interessante que você participe de um curso preparatório que vai te ajudar a entender o conteúdo presente nesse guia e como usá-lo a favor na sua vida profissional. Além disso, ao participar de um treinamento desse tipo você estará obtendo as contact-hours válidas para a sua inscrição no PMI®.

Existem vários formatos de treinamento, incluindo:

  • Cursos em sala de aula;
  • Cursos on-line síncronos (conduzidos por instrutor ao vivo);
  • Cursos on-line assíncronos (auto instrucionais).

Como decidir sobre as opções de treinamento do PMP®

Existem prós e contras em todos os tipos de treinamento. Assim, você precisa decidir qual é a melhor abordagem de treinamento mais adequado para você, e isso inclui , obviamente, quanto tempo e dinheiro estão disponíveis para serem investidos.

 VantagensDesvantagens
Cursos em sala de aulaUma vez que você está na sala de aula, não há outras distrações Todos os conteúdos são abordados em um curto período. Bom para pessoas que aprendem melhor em grupos ou que precisam da energia de uma sala de aula para se motivar.Frequentemente caro. Requer tempo longe do trabalho ou da família. Se você não entende alguma coisa, pode não haver tempo suficiente para revê-la novamente durante o curso.
Cursos on-line síncronos (conduzidos por instrutor ao vivo)Você pode fazer login no curso em casa ou no trabalho. Você tem um instrutor para conversar se tiver dúvidas.Os cursos ministrados por instrutor geralmente exigem que você efetue login em um determinado dia e horário para interagir com outros alunos e o instrutor.
Cursos on-line assíncronos (auto-instrucionais).Você pode fazer login no curso em casa ou no trabalho. Você pode estudar quando quiser. O provedor e a comunidade do curso estão disponíveis para fornecer suporte a qualquer momento. Você pode revisar o material quantas vezes quiser. Altamente econômico.Você precisa ser disciplinado para trabalhar com os conteúdos.

Uma tendência no treinamento em gerenciamento de projetos é que cada vez mais estudantes estão optando por utilizar cursos on-line como sua principal ferramenta de aprendizado.

Uma dica de curso preparatório on-line (auto-instrucional) é este: Curso completo para certificação PMP – PMBOK 6a edição

Ter ou não ter um livro de preparação para o exame PMP®?

Um livro de preparação para o exame PMP® pode ajudar a esclarecer o conteúdo do Guia PMBOK® .

Procure um livro de preparação do PMP® que corresponda a versão atual tanto do Guia PMBOK® como da versão do exame, ou seja, escolha um que foi publicado recentemente e que contenha conteúdo atualizado. Embora os livros mais antigos ainda possam ser úteis para explicar geralmente os conceitos de gerenciamento de projetos, se você quiser passar no exame, maximizará seu potencial de estudo se estiver usando as versões mais recentes.

Uma boa opção é este (disponível apenas em inglês):

Livro da Kim Heldman

Obs: A leitura de livros não te dará as 35 contact-hours necessárias para a sua inscrição.

Passo 7: Faça simulados, muitos simulados!

Ter o Guia PMBOK® , fazer um curso on-line ou presencial e investir em um bom livro de preparação para o PMP® te ajudará bastante no caminho para o sucesso no exame de certificação. Mas, para realmente testar seus conhecimentos, você precisa ter um bom simulador de questões do exame.

E por quê?

Porque o exame PMP® é muito complexo. Ele tem várias horas de duração e não é comum, nos dias de hoje, que consigamos ficar concentrados por quase 4 horas seguidas executando uma mesma tarefa. Aliás, quando foi a última vez que você fez uma prova tão longa? É bem provável que você esteja “enferrujado”.

Procure simuladores que ofereçam vários exames completos. Verifique se as perguntas estão escritas de acordo padrões do PMP® – alguns bancos de perguntas on-line têm perguntas simples, projetadas apenas para testar sua compreensão do que você aprendeu em uma seção específica de um curso de treinamento. Essas não são perguntas do PMP®, são perguntas de revisão. As perguntas em um simulador de exame PMP® devem ter sido escritas por um profissional PMP®.

E é aí que entra o PMTotal, um site que fornece acesso a perguntas no estilo do exame PMP®. Ele fornece a experiência realista de um exame de 4 horas, além de possuir um banco com mais de 1500 questões. O PMTotal vem preparando aspirantes a PMP® há mais de 10 anos,

Passo 8: Estude muito!

Isso não deve ser novidade para você. De qualquer forma, aqui estão algumas dicas:

  • Encontre um local tranquilo para ler o Guia PMBOK® e o Guia de Práticas Ágeis. Você deve lê-los pelo menos duas vezes. Lembre-se de que aproximadamente 65% das perguntas do exame PMP vão vir desses livros. Então, você precisa conhecê-los em detalhes.
  • Use uma variedade de materiais de estudo para ajudá-lo. Ou seja, assista aulas, leia o livro preparatório e faça simulados. Variar de materiais de estudo pode mantê-lo mais interessado em estudar.
  • Faça anotações. Mesmo que esteja assistindo a um curso on-line, é importante que você anote o que acha mais relevante. Isso te ajudará a reter mais informações.
  • Faça simulados, muito simulados. O simulador fornecerá a experiência completa do teste, utilizando perguntas do tipo semelhante às do exame real e obrigando-o a ficar concentrado durante as quase quatro horas de prova. Bloqueie esse tempo para que consiga fazer um exame completo. Encontre um local tranquilo, onde você não seja perturbado, e isso aumentará a natureza realista do uso do simulador. É uma excelente preparação para o que você enfrentará no dia do seu exame.

Como saber se já estou pronto?

Acompanhe sua pontuação a cada novo simulado executado. Conforme o tempo passa, você perceberá que está cada vez mais apto a responder as perguntas corretamente.

Aqui está uma regra prática: ao atingir um mínimo de 85% de respostas corretas de forma consistente em vários simulados, indica que você já estará pronto para fazer o exame.

Passo 9: Faça o exame

Depois de todo esse trabalho duro, fazer o exame parece (quase!) a parte mais fácil. Mas há ainda algumas coisas a considerar e que te ajudarão a tornar essa experiência positiva e bem-sucedida.

Tente dormir bem na noite anterior ao exame. Você não deve ficar acordado até as três da manhã para estudar na noite anterior à prova. Você já estudou muito e agora, a princípio, está pronto – então durma um pouco.

Se possível tire dois dias de folga do trabalho, um para descansar e o outro para fazer o exame. Assim, você pode dormir, tomar um bom café da manhã, passear e relaxar. Dessa forma, você não ficará muito nervoso quando iniciar a prova.

Prova no Centro Person Vue

Se você se inscreveu para realizar a prova em um centro Person Vue, é uma boa ideia visitá-lo uma semana antes, para que você saiba onde ele está. Você também pode tentar chegar uma hora mais cedo, para evitar eventuais imprevistos e atrasos.

Aqui está o que você deve levar para o centro de testes:

  • Duas formas de identificação oficial com uma foto.
  • Um suéter ou jaqueta leve, para o caso de o ar-condicionado estar muito frio.

Lanches e água não são permitidos na sala do exame. Também não serão oferecidos papel e lápis para rascunho.

Prova on-line

Se você optou por fazer a prova on-line, fique atento a que lanches e água não são permitidos. Também é proibido o uso de papel e lápis para rascunho.

Em ambos os casos, antes do início do exame, há um breve tutorial que explica como usar o computador e o software. Não pule o tutorial. Há informações importantes nele.

Quando o relógio do exame começar a contar, respire fundo e inicie a prova. Tenha em mente que em aproximadamente quatro horas toda essa trajetória estará finalizada, para o bem ou para o mal, mas estará finalizada.

Ao encerrar a prova, você já saberá o resultado. Se tudo correu bem e se você realmente se preparou para esta “maratona”, você verá um “Parabéns” na tela de seu exame e já poderá iniciar a comemoração!

Boa sorte!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.