Acaba de ser lançada uma nova versão do Scrum Guide (2020). O Framework não mudou muito em relação à sua versão de 2017 e neste artigo destacamos quais foram as principais mudanças.
Visão Geral
De forma geral as alterações buscaram trazer o Scrum de volta a ser um framework mais “leve” reduzindo itens prescritivos, como por exemplo:
- removidas as questões da Daily Scrum;
- linguagem suavizada em relação a atributos do PBI;
- linguagem suavizada em relação a itens de retrospectiva no Sprint Backlog;
- diminuição da seção referente ao Cancelamento da Sprint, e mais.
A retirada desses tópicos do Guia não implica em que eles não podem ser mais adotados. Apenas indica que o Scrum Team pode escolher como melhor executar essas atividades. Por exemplo, na Daily Scrum, podemos adotar qualquer modelo que seja efetivo para que o objetivo dessa reunião seja alcançado.
A seguir destacamos mais alguns pontos interessantes.
Papéis
Foram mantidos os papéis, com uma pequena alteração:
- Scrum Master
- Product Owner
- Developers (anteriormente era Development Team)
Outro destaque é que agora o Scrum Team não é mais considerado como auto-organizado, e sim como auto-gerenciado.
Eventos
A mudança a ser destacada é na Sprint Planning. Em adição aos tópicos “O que” e “Como”, o Guia Scrum 2020 coloca ênfase a um terceiro tópico, “Por que”, referente à Meta da Sprint.
Sprint Planning Tópico um: Por que esta Sprint é valiosa?
O Product Owner propõe como o produto pode aumentar seu valor e utilidade no Sprint atual. Todo o Scrum Team então colabora para definir uma Meta da Sprint que comunica porque a Sprint é valiosa para os stakeholders. A meta da Sprint deve ser finalizada antes do final da Sprint Planning.
Sprint Planning Tópico dois: O que pode ser feito nesta Sprint?
Por meio de discussão com o Product Owner, os Developers selecionam itens do Product Backlog para incluir na Sprint atual. O Scrum Team pode refinar esses itens durante este processo, o que aumenta a compreensão e a confiança. Selecionar o quanto pode ser concluído em uma Sprint pode ser um desafio. No entanto, quanto mais os Developers sabem sobre seu desempenho anterior, sua capacidade futura e sua Definition of Done, mais confiantes eles estarão em suas previsões quanto a Sprint.
Sprint Planning Tópico três: Como o trabalho escolhido será realizado?
Para cada item do Product Backlog selecionado, os Developers planejam o trabalho necessário para criar um Incremento que atenda à Definition of Done. Isso geralmente é feito decompondo itens do Product Backlog em itens de trabalho menores de um dia ou menos. A forma como isso é feito fica a critério exclusivo dos Developers . Ninguém mais diz a eles como transformar itens do Product Backlog em incrementos de valor.
Artefatos
Muito destaque foi dado aos objetivos que devem ser alcançados por cada artefato, com grande destaque à Meta do Produto, que é um dos “Compromissos” do Product Backlog:
Product Backlog
Compromisso: Meta do Produto
A Meta do Produto descreve um estado futuro do produto que pode servir como um alvo para o Scrum Team planejar. A Meta do produto está no Product Backlog. O restante do Product Backlog emerge para definir “o que” cumprirá a Meta do Produto. A Meta do Produto é o objetivo de longo prazo para o Scrum Team. Eles devem cumprir (ou abandonar) um objetivo antes de assumir o próximo.
Sprint Backlog
Compromisso: Meta da Sprint
A Meta da Sprint é o único objetivo da Sprint. Embora a Meta da Sprint seja um compromisso dos Developers, esta fornece flexibilidade em termos do trabalho exato necessário para alcançá-la. A Meta da Sprint é criada durante o evento Sprint Planning e então adicionada ao Sprint Backlog. Se o trabalho acabar sendo diferente do que eles esperavam, eles colaboram com o Product Owner para negociar o escopo do Sprint Backlog dentro da Sprint sem afetar a Meta da Sprint.
Incremento
Compromisso: Definição de Pronto
A Definição de Pronto é uma descrição formal do estado do Incremento quando ela atende às medidas de qualidade exigidas para o produto. No momento em que um item do Product Backlog atende a Definição de Pronto, um incremento nasce.
Baixe aqui a versão em português do Guia do Scrum 2020.
Baixe aqui a versão em inglês do Scrum Guide 2020.
A prova de certificação PSM
As provas de certificação da Scrum.org passarão a considerar a nova versão do Scrum Guide (2020) a partir do dia 09 de janeiro de 2021. Até lá, conforme indicação da própria Scrum.org, as provas e cursos serão mantidos na versão anterior do Guia.